sábado, 4 de abril de 2015

Malhar o Judas... Por que?

Ontem foi Sexta Feira da Paixão e hoje, naturalmente, é Sábado de Aleluia, dia de malhar o Judas. Mas, por que malhar o Judas????
Já se havia dito no Antigo Testamento que o Filho de DEUS viria à Terra, nascido de uma virgem, falaria do amor entre os homens, proclamaria a  adoração de um único DEUS, seria tentado, padeceria na cruz e retornaria ao terceiro dia consagrando a vida eterna. Estava tudo já desenhado. O que então se precisava era criar o ambiente e as condições necessárias para que tudo acontecesse...
Olhando assim, desta forma, Judas fora apenas um instrumento que, pela bondade de nosso Irmão Jesus e pelo que precisava ocorrer, foi perdoado por sua própria vítima (nada mais coerente, haja vista que o Cristo apenas deu exemplo prático para seus Discípulos e para o resto da humanidade daquilo que ele ensinava).
Judas foi traído pela sua incapacidade de perceber os ensinamentos do Mestre, por não compreender a "inércia" de Jesus diante dos desmandos do governo daquela época e dos ataques e ameaças contra próprio Filho do Homem. Mas, ainda assim, repito, tudo já estava devidamente "protocolado"!
Então, pergunto de novo: por que malhar o Judas?
Se as coisas precisam ocorrer por algum motivo, se por força da Lei de Causas e Efeitos, ou da Lei de Progresso, ou se pela Lei de Necessidades, ou por qualquer outro motivo, tudo precisa de um agente para sua realização e das condições para que aconteçam. Bom, se somos agentes utilizados pelas Leis Divinas para auxiliar na realização das obras, somos culpados por isto? NÃO!! Somos culpados pela incapacidade de compreender estas coisas e por querer atribuir culpas aos outros, por julgá-los e os querer malhar!
Então, para os agentes da Lei, o perdão!
Para os vitimados pela Lei, a compreensão e a sua auto restauração.
Para os que apenas observam as execuções impostas pelas Leis, o ensinamento.
Sigamos portanto, os vários exemplos expostos pela história para a Semana Santa: perdoar sempre, pedir esclarecimentos para as coisas que nos parecem absurdas e longe de nossa compreensão e nunca, nunca julgar o outro. Afinal, nada é tão simples que mereça apenas uma explicação!
Sigamos, pois, em paz conosco e com o próximo, buscando inspirações em DEUS, nossa Fonte Criadora.
Excelente Páscoa!


Jáber Campos - Aprendiz de gente.'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Causas primárias

  Quem somos? Pra que viemos? Se nada é nosso, o que temos? Vida, vida longa e eterna. De que nós somos feitos, Se quando estamos no leito, ...