sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Sim, é sim ou não?

Virou frequente ouvir pessoas, dentro e fora das mídias, falando a seguinte frase: "Quando você diz um sim para alguém, pode estar dizendo um não para si". Ou seja, só diga sim quando realmente quiser dizer sim! É uma bonita frase de efeito, mas que abandona um dos princípios da doutrina que mais me identifico: a Caridade.
Há pessoas, ainda, que escutam a dita frase e fazem dela parte de sua filosofia de vida, amparando-se na ideia, suponho, de que somente poderá fazer algo a alguém se estiver realmente de bem consigo e com a vida.
Uma das coisas que me assusta nisto, é que esta proposição é repetida com ênfase por alguns líderes espirituais, profissionais da área de saúde, apresentadores de programas e algumas outras "celebridades", pessoas tidas como formadores de opiniões, que acabam influenciando um sem número de pessoas. Mas, que bom, não há unanimidade.

Se esta expressão é uma regra, direi que toda regra tem exceções, em quaisquer aspectos de nossas vidas, dos quais tentarei fazer uma lista com alguns exemplos.

1.                  No ambiente empresarial – Toda Organização que se preze tem toda sua rotina padronizada, cujas normas são escritas em Manuais que norteiam seus processos produtivos. Todavia, a inflexibilidade dessas regras pode ser nociva à empresa. Por mais que tentem, os burocratas jamais conseguirão prever todas as nuances em suas atividades, sobretudo quando forem motivadas por fatores externos e alheios (às vezes nem tanto) à vontade de seus gestores. Portanto, em alguns casos, as regras precisarão ser deixadas de lado, para que se dê sequencia aos trabalhos.

2.                  Na relação cliente X fornecedor – Para viagens aéreas, existe um tempo limite para executar o check in e, consequentemente, o embarque na aeronave, sendo isto uma regra. Entretanto, em casos fortuitos, pode-se sofrer pequenos atrasos. Dependendo das circunstâncias, o empregado da companhia aérea poderá deixar o cliente acessar a área de embarque e procedê-lo.

3.                  No ambiente familiar – Você tem um parente que sofre de uma grave doença degenerativa e que vive sobre uma cama, sem movimentos para suas atividades diárias básicas, como, por exemplo, higienizar-se. Ele lhe pede algo que você não está muito disposto para realizar, então, o que você faz? Atende seu desejo íntimo de não fazer nada ou cede à necessidade alheia?

Meus queridos, nós estamos neste globo para servir e não o contrário!
Então, meus caros e caríssimas, se a frase em questão é uma regra, observem quando e como ela pode e deve ser quebrada. Tenhamos cuidado para que este tipo de pensamento não nos torne pessoas egoístas e nem façamos dela nossa filosofia de vida, porque, na prática, as coisas normalmente, costumam não acontecer como são ditas.
Não é para confundir, mas um sim pode ser um não à caridade, assim como um não pode ser um sim para o egoísmo.
Vivamos em paz!


Jáber Campos - Aprendiz de gente.'.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Causas primárias

  Quem somos? Pra que viemos? Se nada é nosso, o que temos? Vida, vida longa e eterna. De que nós somos feitos, Se quando estamos no...