sexta-feira, 11 de junho de 2021

Três jeitos de maçons ou trejeito de maçom? (Uma descrição bem humorada)


Observando, observando, observando..., vejo três jeitos de ser maçom: o pé de bode, o maçom árvore de Natal e o tímido ou observador. Pois bem. Farei uma tentativa de descrever estes irmãos mas, por favor, não fiquem zangados.

Quem ainda não ouviu a expressão: Pé de bode? Ela denomina o maçom que sente enorme prazer em manter a assiduidade em sua Oficina; nas de outros irmãos mais chegados; também naquelas Lojas dos irmãos que nem são tão chegados assim; faz-se presente em toda e qualquer sessão do Grão Mestrado e eventos para arrecadação de fundos; não falta a nenhuma comemoração oficial; farta-se em todo Jantar Ritualístico;... Bom, já deu para aqueles que ainda não sabem o que é um Pé de Bode compreender o que significa. Mas, tem um detalhe. Estes irmãos que não perdem um único evento maçônico acabam por absorver um aprendizado ímpar. Criam grande intimidade com vários Ritos, tornam-se sabedores de muitas histórias envolvendo a Ordem e profundos conhecedores de sua ritualística... Ou seja, transformam-se, a maioria, em verdadeiros ícones e boas referências do que é ser maçom.

Há aqueles maçons que possuem tantas medalhas que, em qualquer Sessão, poder-se-ia apagar todas as luzes e deixar apenas a claridade da Vela Votiva. A pequena chama (no sentido literal) ao alcançar os metais das condecorações do irmão produziria uma luminosidade tamanha, capaz de ofuscar qualquer Grau 33. Irmãos que fazem questão de apresentarem-se com tantos apetrechos que se aproximam da árvore de Natal colocada todo ano no Campo Grande. Todavia, estes ostentam (sem ser pejorativo) o reconhecimento dos trabalhos prestados em favor da Arte Real, podendo e devendo fazer tais demonstrações porque, quem sabe, sirva de bons exemplos à outros obreiros.

Por fim, enxergo aqueles irmãos que entram nas Sessões mudos e saem calados. Ou porque ficam extasiados com os dois primeiros que mencionei, ou porque são tímidos, ou porque são o mais puro exemplo de aprendizes, fazendo uso do silêncio para observarem, compreenderem e apreenderem os ensinamentos dispostos em cada uma das Sessões que participam.

Particularmente, gostaria de ser uma mistura de todos eles: conhecedor, filantropo, altruísta e disciplinado. Mas, como minha evolução ainda não alcançou este nível, fico feliz em tê-los todos juntos, na mesma Loja ou não, mas, com certeza, fazendo parte do mesmo Universo.

E você? Pertence a algum dos três jeitos ou possui todos os trejeitos de um bom maçom?


Jáber Campos .'.

Aprendiz de gente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Causas primárias

  Quem somos? Pra que viemos? Se nada é nosso, o que temos? Vida, vida longa e eterna. De que nós somos feitos, Se quando estamos no leito, ...